segunda-feira, 26 de agosto de 2013

                                          SOBRE A ESCRITA DE UM PROJETO 

   
                                                                                                 Por Nilton Celso Mourão

Estudantes e professores têm ideias maravilhosas e diferentes para que o ensino e a 
aprendizagem se realizem de forma prazerosa. Porém, creio que muitas dessas ideias, 
algumas vezes, ficam apenas no discurso, pois alguns deles apresentam dificuldades ao 
escrevê-lo. 
Penso que todos os eventos e atividades escolares devem ser “projetadas”, ou seja, 
planejadas antecipadamente, da mesma forma como planejamos uma viajem ou, até mesmo, 
uma simples “voltinha” no shopping com o(a) namorado(a) no fim de semana (quem, quando, 
como etc. são tópicos básicos para o planejamento). Diante disso, se percebe que qualquer 
atividade que pretendemos realizar, sempre é projetada, mesmo que as ideias nunca fiquem 
escritas em algum lugar. 
Contudo, quando se trata de ações escolares, há a necessidade de escrevê-las, pois carece de ser informada de maneira “formal” ao público da unidade e ser “deferida” por outros segmentos, visto que na escola há muitas relações e interações entre diversas pessoas e setores. O registro escrito das propostas torna viáveis as discussões e as decisões. Nesse sentido, diante da diversidade de propostas e os possíveis conflitos, a escrita das ideias contribui para a organização e orientação das atividades escolares. Portanto, as ideias precisam ser escritas, para que todos possam tomar conhecimento delas, e a possibilidade de avaliá-las antes, durante e depois da ação. 
Entretanto, creio que projetos são ideias com pretensões de se tornarem realidade, mas que 
devem ser flexíveis a ponto de, durante sua execução, apresentar pequenas mudanças diante 
dos possíveis imprevistos. Contudo, são apenas adequações que não podem transformar 
totalmente a ideia original, sob pena de se tornar outro projeto. Assim, para finalizar, creio que o projeto escrito torna viável a reflexão, a discussão e a avaliação antes, durante e depois da execução da ideia proposta. 
Considerando essa pequena justificativa frente a importância da escrita de um projeto, 
proponho um modelo (estrutura básica) para escrevê-lo, visto que alguns estudantes e 
professores apresentam, inicialmente, dificuldades na elaboração escrita.

                                                       NOME DO PROJETO 

JUSTIFICATIVA: Descrever o motivo da elaboração do projeto. Ex: dificuldades de 
aprendizagem; necessidade de contextualizar o conteúdo em estudo; avaliação 
(interna/externa) do rendimento escolar; problemas locais; interesse dos alunos
.
OBJETIVO(S): Relacionar concretamente o que se pretende atingir com vistas à justificativa 
proposta. Ex.: melhorar a aprendizagem dos alunos em conteúdo com dificuldade; relacionar o deslocamento de massa de ar com o clima local.

METODOLOGIA (PROCEDIMENTOS): Descrever como vai executar o projeto. Ex.:pesquisar (em algum lugar) o destino do lixo; fazer fotos/videos dos lixões; visitar usina de tratamento de lixo; elaborar relatório de visita. 

RECURSOS: Relacionar a quantidade de todos os equipamentos, materiais, serviços e 
pessoas para execução do projeto. Ex.: máquina fotográfica, contratações de ônibus, cartuchos para impressoras, etc. 
 Relacionar as datas das etapas a ser executadas.

RESPONSÁVEIS: Relacionar os nomes dos responsáveis em cada etapa do projeto. 

AVALIAÇÃO: Processual ou ao final do projeto ou em cada etapa.


 PCAGP. Professor Coord. Apoio a Gestão Pedagógica – EE Profa. Elvira Parada Manga.


Bibliografia: Relacionar as fontes de pesquisa bibliográfica quando houver.

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